AS HISTÓRIAS, LENDAS E POESIAS DO "SEU GALVÃO" ESTÃO EM EXPOSIÇÃO
O Município de Guaíra inaugurou ontem (31) na Praça Eurico Gaspar Dutra (praça do trenzinho) a “Exposição e Legado do Seu Galvão” (Edson Galvão Chervenski) um projeto que nasceu na Câmara Municipal de Guaíra, através das vereadoras Cristiane Giangarelli e Mirele Cetto Leite, e que foi abraçada pela Secretaria Municipal de Cultura.
A mostra contou com a presença da família do homenageado, sua esposa, Marilene Dias e a neta Gabriele Dias Welter, como também do vice-prefeito, Gileade Osti, dos vereadores Cristiane, Mirele e Adriano Ritcher, dos estudantes do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, dos servidores do Executivo e Legislativo, e da comunidade em geral, que pôde conhecer o trabalho inesquecível do gaúcho de Alegrete, adotado por Guaíra há mais de 50 anos.
Além de poeta, Galvão era compositor e um excelente contador de histórias. Foi solista do Grupo Cantos das Águas, e presidente do Oscip-Memorial Sete Quedas, fundada em 2004, sempre em defesa de Guaíra e de sua memória.
A exposição é composta por diversos poemas, fotografias, Cd´s (Paranazão o Rio da Energia; Vozes da Igreja e Parque Nacional de Ilha Grande) livros (Sete Quedas Sete Notas de Poemas e Canções; Piracema – Os Peixes Com a Palavra e Histórias, Lendas e Poesias). A exibição também apresenta um vídeo “Guaíra Linda” e “30 Anos sem Sete Quedas”.
Dois amigos que dividiram palcos com o Seu Galvão, Atalise Giangarelli e João Inácio Ames, apresentaram duas músicas do poema durante a abertura da exposição.
As obras de seu Galvão estarão essa semana no Museu Sete Quedas, e deverão seguir para o Paço Municipal e Câmara Legislativa na sequência. Vale muito a pena conhecer.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann