ATENÇÃO! SE VOCÊ JÁ COMPLETOU 15 ANOS ESSA MATÉRIA É DO SEU INTERESSE

por Adriane Schirmann publicado 05/10/2023 14h53, última modificação 07/10/2024 14h29
Independente do mês de aniversário, jovens que completaram 15 anos já podem tirar o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.
De forma rápida e fácil, utilizando computador, tablet ou celular, ou diretamente no cartório eleitoral de Guaíra, é possível se tornar efetivamente pertencente à comunidade política brasileira,

A solicitação do primeiro título eleitoral poderá ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor https://www.tse.jus.br/servi.../autoatendimento-eleitoral..., no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar, o jovem deve selecionar a opção 'não tenho', na aba 'Título de eleitor' e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.
O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.
O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta clicar na guia 'Acompanhar Requerimento', no site do TSE, e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Caso não haja pendências, após o processamento dos dados, o jovem futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações, dentro da seção eleitoral do eleitor.
Arte/ Osvaldo Barboza