CÂMARA BATEU À PORTA DO ICMBIO PARA BUSCAR SOLUÇÕES

por Adriane Schirmann publicado 08/05/2024 20h55, última modificação 07/10/2024 14h29
Hoje (08) uma reunião crucial aconteceu na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Guaíra. Representantes do Legislativo Municipal estiveram presentes para buscar esclarecimentos sobre a queimada prescrita que vem causando muitos problemas ao Município, desde o dia 23 de abril, e que tem deixado a comunidade em alerta diante da densa fumaça que não dissipa no ar.
Técnicos do ICMBio, em resposta às indagações, afirmaram que o fogo não se configura como um incêndio e que está, supostamente, sob controle. Na oportunidade, também falaram sobre os estudos para atuação do Plano de manejo no Parque, que visa criar uma barreira natural para evitar o espalhamento das chamas quando ocorrem grandes incêndios, como aconteceu em 2021, consumindo 47 mil hectares de vegetação da Ilha Grande.

No entanto, as justificativas não convencem grande parte da população que acompanha todas notícias sobre a queimada, e que compartilha com o Legislativo Municipal, vídeos destacando altas labaredas, em um cenário de preocupação.
Diante da disparidade entre a realidade vivida pelos moradores e a narrativa apresentada pelo ICMBio, o órgão pediu desculpas à população pelos problemas enfrentados devido à fumaça, e comprometeu-se em acelerar o planejamento de manejo, a fim de conter o problema o mais rápido possível. Além disso, prometeram estudar melhor as próximas ações para o parque, que enfrenta pela primeira vez uma experiência de manejo que não atingiu os resultados esperados, conforme apresentado às lideranças municipais.
Imagem/Divulgação