CÂMARA MARCOU PRESENÇA NA REUNIÃO DOS LINDEIROS E COMEMOROU A CONTINUIDADE DOS ROYALTIES
A Câmara Municipal de Guaíra esteve em Santa Helena na última quinta-feira (25), participando de uma reunião com autoridades dos municípios pertencentes a região lindeira, organizada pelo Conselho dos Municípios Lindeiros, que contou com a presença do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. O intuito foi aproximar as lideranças.
Na oportunidade, Verri foi indagado sobre o fim do pagamento dos royalties, com a notícia de que 2023 marca o término do período de 50 anos de vigência do Anexo C do Tratado de Itaipu. No entanto, ele esclareceu que um novo acordo será negociado entre as altas autoridades do Brasil e Paraguai, que trata diretamente sobre a gestão financeira da Itaipu, incluindo o pagamento dos royalties, mas adiantou que o repasse aos municípios lindeiros continuará, nos mesmos moldes do tratado original. “O direito que os municípios lindeiros têm não irá acabar”, pontuou.
Conforme a presidente do Legislativo, vereadora Cristiane Giangarelli que esteve da reunião, Guaíra perdeu seu grande potencial turístico, que eram as Sete Quedas. “Na verdade, eram 19 saltos agrupados, que formavam a maior cachoeira em volume d’água do mundo, que teria feito do nosso Município uma grande potência como Foz do Iguaçu, que respira turismo e recebe todos os anos quase 2 milhões de visitantes. Com essa irreparável perda tivemos que nos reinventar, e os royalties são imprescindíveis para a Guaíra, como a maior fonte de receita, frisou.
Para o vereador Givanildo Tirolti, que já foi Tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e hoje faz parte do Conselho Fiscal, e que também participou do debate, os royalties são uma quantia paga por alguém pelo direito de uso, exploração e comercialização e, o pagamento aos Municípios lindeiros, é pelo uso do Rio Paraná. “ Portanto, a Itaipu continuará produzindo eletricidade pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida na represa e estará pagando por esse uso”, explicou.
Por sua vez, o vereador José Cirineu, que também recepcionou o novo diretor-geral da Binacional, Enio Verri, ressaltou que o encontro trouxe tranquilidade aos representantes das cidades lindeiras, e que a Itaipu deverá ser parceira em diversas frentes, ajudando a transformar a região Oeste do Estado.
O Conselho dos Lindeiros reúne 15 municípios paranaenses e um do Mato Grosso do Sul localizados no entorno do reservatório de Itaipu. São eles, no Paraná: Pato Bragado, Missal, Mercedes, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Guaíra, Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Diamante D’Oeste, Terra Roxa, São José das Palmeiras, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e, no Mato Grosso do Sul, Mundo Novo.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Fotos/ Rádio Cultura Foz