CÂMARA TRABALHA O PROGRAMA "MARIA DA PENHA VAÍ À ESCOLA"

por Adriane Schirmann publicado 30/08/2023 09h38, última modificação 07/10/2024 14h29
A Câmara Municipal de Guaíra desenvolve ações educativas com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas. A proposta teve início durante uma palestra realizada aos alunos do Colégio Mendes Gonçalves, sobre o trabalho da Procuradoria da Mulher.
O Paraná tem uma legislação específica que destaca a importância desse trabalho de prevenção desenvolvido na escola, a Lei Estadual nº 18.447/2015. A publicação dessa lei estadual reforça a necessidade de problematizarmos o tema com toda a comunidade escolar.

Na semana passada, os vereadores Cristiane Giangarelli, Mirele Cetto Leite e Raufi Edson Franco Pedroso, estiveram tratando o tema na Escola Estadual Samuel Benck, no distrito de Dr. Oliveira Castro. O programa contempla alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo, entretanto, ser realizado em escolas municipais e estabelecimentos particulares de ensino.
As ações do “Maria da Penha vai à Escola” são desenvolvidas por meio de palestras e rodas de conversa, e posteriormente deverão ser levadas à outras turmas, pelos próprios alunos. A proposta, é que no mês de novembro aconteça um fórum de debates na Câmara Municipal de Guaíra, com a participação de todas as escolas. Na oportunidade, eles irão contar como foi a experiência em trabalhar o tema “violência contra a mulher”.
Conforme a vereadora Cristiane, a sensibilização em relação ao combate à violência doméstica e contra as mulheres também começa na escola, que segundo ela, é espaço de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis. “É importante levarmos conhecimentos acerca dos direitos humanos, especialmente sobre os direitos das mulheres, propondo discussões sobre igualdade e equidade de gênero, além de divulgar mecanismos de denúncia e proteção às mulheres em situação de violência. Com esse trabalho, temos certeza que plantaremos sementinhas que darão excelentes frutos no futuro”, frisou.
Da Assessoria/Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza