CMG DÁ SINAL VERDE PARA PROJETO DA BASE GRIFO EM GUAÍRA

por Adriane Schirmann publicado 22/05/2024 17h20, última modificação 07/10/2024 14h29
Em sessão extraordinária realizada ontem (21), a CMG aprovou a aquisição de um projeto executivo através do Poder Público Municipal, estimado em R$ 380 mil, que ajudará a viabilizar a obra de instalação da Base Grifo, uma nova unidade permanente da Coordenação de Aviação Aérea da Polícia Federal (CAOP/PF).

Para isso, o projeto nº 022/2024, solicitava alteração da LOA, ajustando as programações do Plano Plurianual, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, para a criação de uma dotação por superávit financeiro no valor previsto.

A cooperação entre o município e o Departamento de Polícia Federal não é inédita. Anteriormente, a municipalidade já havia colaborado no projeto executivo da atual sede da Delegacia da Polícia Federal, conforme a Lei Municipal nº 1.417 de 30 de agosto de 2006.
A Base Grifo prevê a construção de um hangar com mezanino, destinado às atividades logísticas e operacionais da CAOP/PF. Além disso, os prédios do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Guaíra serão adequados para acomodar o aumento de efetivo e outras intervenções necessárias. O custo estimado da obra é de R$ 7 milhões, com o objetivo específico de fortalecer a fiscalização e a repressão de atividades criminosas na região de fronteira.
O Executivo e o Legislativo reconheceram que a junção de esforços entre os entes públicos na implantação desse equipamento de segurança pública é de relevante interesse coletivo, e que representa um avanço significativo para a segurança pública em Guaíra.
Arte/Osvaldo Barboza