FEMINICÍDIO É TEMA DE EVENTO DA PROCURADORIA DA MULHER
Na tarde de ontem (26) a Procuradoria da Mulher, órgão da Câmara Municipal de Guaíra, realizou mais uma ação. Desta vez, em alusão ao Dia Estadual Contra o Feminicídio, comemorado no último sábado (22). O local escolhido foi a Vila São Francisco, que também recebeu mulheres dos bairros Santa Clara I e II.
O objetivo foi discutir o feminicídio, como a maior violação de direitos humanos das mulheres. Os delegados da Polícia Civil, Magno Roberto e Alessandro Velasco, assim como, o 1º tenente da Polícia Militar, Paulo Rolon de Lima, conversaram com as convidadas sobre temas; violência sexual, medidas protetivas e feminicídio.
Durante todo o evento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou testes rápidos para diagnóstico do HIV/Aids, hepatite C e sífilis, além de diabete. As mulheres também puderam reforçar a vacinação contra a gripe.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social forneceu serviços de atendimento psicológico, e profissionais da área de estética, prestaram serviço gratuito de cortes de cabelos.
A atual Procuradora da Mulher, vereadora Karina Bach falou na abertura, sobre a importância em dialogar sobre o feminicídio, e destacou que ações como essa, dão visibilidade à causa, que, aos poucos, avança. É muito gratificante levar a Procuradoria até aos bairros”, frisou.
A presidente da Casa de Leis, e subprocuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Cristiane Giangarelli, destacou que a união das forças, representadas no encontro, reafirma a posição dos órgãos na defesa das mulheres, e reafirmou que a Procuradoria está na luta.
Por sua vez, a vereadora Mirele Cetto Leite, que também atua como subprocuradora da Procuradoria, lembrou que as mulheres são constantemente vítimas de violência, e que a Procuradoria existe para ajudar, e que seu trabalho é totalmente sigiloso.
O prefeito Heraldo Trento e seu vice, Gileade Osti, também prestigiaram a ação e parabenizaram a luta da Procuradoria da Mulher. Heraldo evidenciou ainda, que a Administração Municipal é parceira das ações, e reforçou a importância de mais políticas públicas em prol dos direitos das mulheres na sociedade.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Fotos/ Osvaldo Barboza e Adriane Schirmann