INAUGURAÇÃO DA DELEGACIA CIDADÃ MARCA UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA SEGURANÇA LOCAL

por Adriane Schirmann publicado 10/06/2024 14h38, última modificação 07/10/2024 14h29
A tão aguardada Delegacia Cidadã da Polícia Civil do Paraná (PCPR) já é uma realidade em Guaíra. Na sexta-feira (07), a CMG esteve presente na inauguração da unidade, localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, no centro da cidade.
Com um ambiente moderno e acessível, a nova unidade tem como missão proporcionar um atendimento mais humanizado. Segundo o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o espaço foi projetado para que os cidadãos se sintam tratados com respeito e dignidade, além de oferecer melhores condições de trabalho aos policiais.

A Delegacia Cidadã foi edificada em um terreno de 9 mil m², doado pelo Município de Guaíra, e possui uma área construída de 1.362 m². A obra foi realizada pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da SESP – Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a PCPR – Polícia Civil do Estado, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), totalizando um investimento de R$ 7 milhões.
A infraestrutura da delegacia está preparada para atender ao público e às vítimas de crimes. Entre as melhorias em relação às estruturas tradicionais estão a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras, banheiros adaptados e salas de atendimento seletivo, com espaços separados para o recebimento de vítimas e agressores ou suspeitos. Também há ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
O projeto foi desenvolvido para otimizar o fluxo dos parlatórios (momento em que a vítima identifica o agressor), incluindo salas específicas para advogados e para a Polícia Militar. A construção conta ainda com uma área de custódia imediata dos presos (celas com beliches), mas sem permanência prolongada, apenas o tempo necessário para o trâmite da audiência de custódia.
Até recentemente, em 2022, a Polícia Civil operava em um prédio antigo e pequeno, localizado em frente à Igreja de Pedra, com pouca segurança e capacidade para aproximadamente 200 presos em celas destinadas a, no máximo, 30 pessoas. Essa situação gerava grande insegurança, pois o espaço de atendimento à comunidade ficava próximo às celas.
Em 2019, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) Nº 029/2019, que alterou o inciso I do artigo 2º da Lei Municipal nº 1.512 de 05 de outubro de 2007, estendendo o prazo de construção e assegurando a edificação da Delegacia Cidadã.
O prefeito Heraldo Trento destacou que a Delegacia Cidadã é um antigo sonho da comunidade guairense e da corporação da Polícia Civil que atua em Guaíra. Já a atual delegada da Polícia Civil de Guaíra, Dra. Renata Oliveira Pereira, ressaltou o comprometimento da equipe para atender à demanda da cidade e afirmou que o novo local de trabalho é um merecimento tanto para a população quanto para os profissionais da polícia civil.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Fotos/ Maicon Barreto