LEGISLATIVO QUER BOTÃO DO PÂNICO NAS ESCOLAS DE GUAÍRA
A Câmara Municipal de Guaíra aprovou na sessão de ontem (22), em última votação, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Cristiane Giangarelli (União Brasil), voltado para a segurança no ambiente escolar.
A matéria trata sobre a instalação de dispositivo eletrônico do tipo botão do pânico nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal de ensino para a segurança escolar, podendo também ser disponibilizado às escolas particulares e estaduais.
Conforme o texto do PL, o uso do dispositivo será determinado pela Secretaria de Segurança Pública, que designará três servidores de cada instituição de ensino a acionar o dispositivo sempre que houver uma ameaça. O aparelho estará ligado com a Unidade Policial ou Guarda Municipal, que deslocará imediatamente uma viatura para atender a ocorrência.
De acordo com a vereadora autora, é fundamental criar medidas que venham prevenir e combater situações de risco, garantindo assim, a segurança de todos os alunos, professores e funcionários. “O botão de pânico é uma medida simples e eficiente que trará mais tranquilidade a nossa comunidade”, frisou Cristiane.
Agora o texto segue para sanção ou veto do prefeito Heraldo Trento.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza