PARLAMENTO JOVEM: CÂMARA EMPOSSA VEREADORES MIRINS

por Adriane Schirmann publicado 18/08/2022 13h50, última modificação 07/10/2024 14h26

A Câmara Municipal de Guaíra aderiu ao Projeto Parlamento Jovem no Paraná (Edição 2022), promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, e empossou hoje (18) pela manhã, 11 vereadores mirins em sessão Solene. Eles são alunos dos colégios Cívicos-militares Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos.

De acordo com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), a ideia é oferecer aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a possibilidade de conhecer melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, além de debater problemas da comunidade e de deliberar sobre possíveis soluções, oportunizando aos alunos o desenvolvimento da sua formação política.

Conforme os estudantes, as atividades foram voltadas à conscientização sobre a importância da democracia. Eles participaram do processo eleitoral em todas as suas etapas: registro da candidatura; campanha; votação; diplomação e posse. A cerimônia da sessão solene foi semelhante à dos parlamentares, que também prestaram o juramento ao povo, assinaram o termo de posse, elegeram a mesa diretora e fizeram uso da tribuna.

Os alunos diplomados terão mandato até o final do ano letivo, e nesse período, deverão acompanhar as sessões na Câmara, conforme o agendamento da escola, buscando ainda despertar nos demais estudantes, o interesse pela participação política.

O presidente do Legislativo, Raufi Edson Franco Pedroso, o prefeito Heraldo Trento, o juiz Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral, Dr. Christian Leandro Pires de Camargo e o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Pereira Guimarães, fizeram parte da mesa junto com os estudantes, e em seus pronunciamentos foram unânimes em afirmar que é necessário começar na base, na adolescência, a consciência da cidadania.

A cerimônia foi acompanhada pelos atuais vereadores, diretores das escolas Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos, servidores do TRE-PR, pelos pais dos estudantes, professores, servidores municipais e forças policiais que atuam no Município.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann