PROGRAMAÇÃO PELO AGOSTO LILÁS "DELAS E POR ELAS" SERÁ DESTA VEZ NA VILA ELETROSUL

por Adriane Schirmann publicado 18/08/2023 09h39, última modificação 07/10/2024 14h29
Em comemoração ao Agosto Lilás - de combate à violência doméstica – a Procuradoria da Mulher, órgão do Legislativo que atua na defesa e promoção dos direitos femininos, promoverá no próximo dia 30, o evento “Delas e por Elas”. A comunidade escolhida foi a Vila Eletrosul. A abertura está marcada para às 14h00, com concentração no Ginásio de Esportes.
A iniciativa contará com a participação das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, que estarão oferecendo testes rápidos, aferição de pressão, instruções gerais de saúde, além de orientações e informações em torno do tema e os meios de denúncia.
Unindo esforços para promover um evento significativo para as mulheres, haverá ainda “espaço da beleza”, com profissionais do ramo, e estudantes do curso de Estética da Unipar, que estarão atendendo gratuitamente as participantes, com cortes de cabelos, design de sobrancelhas e massagens.
O Conselho da Comunidade de Guaíra, órgão do Poder Judiciário criado para efetivar a participação da sociedade, também estará participando.
Nesse encontro de reflexão e conhecimento, as mulheres também terão a oportunidade de entender mais sobre a importância da campanha “Agosto Lilás”, através de uma roda de conversa com a professora, mentora de mulheres e especialista em Inteligência Emocional, Marileisa Barbosa, que abordará o tema “Mulheres, não deixem a violência ocupar o seu espaço”.
Conforme a procuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Karina Bach, toda a temática do evento do ‘Agosto Lilás’ estará voltada para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulher, além da divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.
Anualmente, no mês de agosto, as atividades marcam o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que completou 17 anos. Ano passado, foi sancionada a Lei 14.448/2022 que institui o Agosto Lilás como mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
A Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Guaíra, está preparada para acolher as mulheres guairenses que vivem em situação de violência doméstica. A denúncia pode ser apresentada pessoalmente ou encaminhada por e-mail (procuradoriadamulher@guaira.pr.leg.br).
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza