PROGRAMAÇÃO PELO AGOSTO LILÁS "DELAS E POR ELAS" SERÁ DESTA VEZ NA VILA ELETROSUL
Em comemoração ao Agosto Lilás - de combate à violência doméstica – a Procuradoria da Mulher, órgão do Legislativo que atua na defesa e promoção dos direitos femininos, promoverá no próximo dia 30, o evento “Delas e por Elas”. A comunidade escolhida foi a Vila Eletrosul. A abertura está marcada para às 14h00, com concentração no Ginásio de Esportes.
Unindo esforços para promover um evento significativo para as mulheres, haverá ainda “espaço da beleza”, com profissionais do ramo, e estudantes do curso de Estética da Unipar, que estarão atendendo gratuitamente as participantes, com cortes de cabelos, design de sobrancelhas e massagens.
O Conselho da Comunidade de Guaíra, órgão do Poder Judiciário criado para efetivar a participação da sociedade, também estará participando.
Nesse encontro de reflexão e conhecimento, as mulheres também terão a oportunidade de entender mais sobre a importância da campanha “Agosto Lilás”, através de uma roda de conversa com a professora, mentora de mulheres e especialista em Inteligência Emocional, Marileisa Barbosa, que abordará o tema “Mulheres, não deixem a violência ocupar o seu espaço”.
Conforme a procuradora da Procuradoria da Mulher, vereadora Karina Bach, toda a temática do evento do ‘Agosto Lilás’ estará voltada para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulher, além da divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.
Anualmente, no mês de agosto, as atividades marcam o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que completou 17 anos. Ano passado, foi sancionada a Lei 14.448/2022 que institui o Agosto Lilás como mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
A Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Guaíra, está preparada para acolher as mulheres guairenses que vivem em situação de violência doméstica. A denúncia pode ser apresentada pessoalmente ou encaminhada por e-mail (procuradoriadamulher@guaira.pr.leg.br).
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza