TRATAMENTO GRATUITO PARA ESPOROTRICOSE É OFERECIDO EM GUAÍRA
A lei Municipal n.º 2163/2021, que nasceu no Legislativo, de autoria da vereadora Karina Bach, permite que os guairenses recebam gratuitamente atendimento e medicamentos para a esporotricose, doença que atinge humanos e animais.
Através da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíra, a pessoa receberá em sua Unidade de Saúde - UBS, todas as orientações necessárias, assim como a medicação indicada para dar início imediato ao tratamento e o retorno para reavaliação clínica. Para quem optar por uma consulta particular, o medicamento poderá ser retirado gratuitamente na farmácia da UBS.
Já para os animais, a avaliação é realizada no Centro de Controle Animal, localizado na rua São Vicente, nº 215 (bairro Vila Rica). Os medicamento são fornecidos pela Vigilância Sanitária, na rua Professor Galvoso, 719, com a apresentação da receita do médico veterinário. O tratamento recomendado, na maioria dos casos humanos e animais, é o antifúngico itraconazol.
Mais informações:
Centro de Controle Animal: 3642-9930( WhatsApp) /3642-9929
Vigilância Sanitária: (44) 3642-869
Transmissão
A transmissão ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira, vegetais em decomposição, arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato.
Portanto, uma boa higienização do ambiente pode ajudar a reduzir a quantidade de fungos dispersos e, assim, evitar novas contaminações.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza